sábado, 16 de março de 2013

Política dos 5R



Política dos 5R - e não 3Rs
Às vezes tenho a impressão que há quem adore a reciclagem, e o seu raciocínio é quanto mais materiais enviar para a reciclagem, melhor. E assim, em casa pensam separam conscienciosamente cada pequeno e grande papel, cada embalagem de plástico, etc, etc. Quando a lógica deveria ser outra - há que reduzir o consumo (tanto de embalagens e de produtos), e por isso, antes ainda, há que REPENSAR e RECUSAR.



Política dos 5R

Repensar – o primeiro R da política está dentro da sua mente e envolve tudo que já falamos aqui sobre consumo consciente: é usar o seu grande poder de decisão e escolha.

Recusar – o segundo R consiste em recusar produtos que não são necessários ou aqueles que por algum motivo não contribuem com a saúde do planeta. Existem produtos, por exemplo, que são comercializados em várias embalagens desnecessárias.

Reduzir – o terceiro R está diretamente ligado à tentativa de reduzir o consumo. Repensar a real necessidade e utilidade de tudo que se compra. Faz bem para o planeta e para o seu bolso.

Reutilizar – antes de descartar um produto ou uma embalagem, mesmo para a reciclagem, analise se ele pode ser utilizado de alguma outra forma. Em vez de comprar potinhos plásticos para colocar o que sobrou de comida na geladeira, aproveite aqueles de sorvete, maionese ou margarina, que vedam e resistem bem até por muito tempo no freezer; latas de óleo podem servir de vasos para ervas. Use sua criatividade.

Reciclar – se nada disso for possível, opta-se então pela reciclagem, lembrando sempre que ela também é uma indústria poluidora e que nem sempre impede a retirada de matéria-prima virgem da natureza. É uma etapa importante, mas não a única em todo esse processo e nem pode ser usada como uma desculpa para se consumir desnecessariamente.


Nenhum comentário: