Trata-se de uma estratégia das plantas para se proteger do
frio, reduzindo ao máximo seu gasto de energia. "Quando chega o outono e
os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está sinalizando às
árvores que chegou o momento de modificar algumas de suas
características", afirma o biólogo Gilberto Kerdauy, da USP. Com menos
luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila, a
substância responsável pela absorção do gás carbônico e sua
transformação em carboidratos, usados na geração de energia para a
planta. Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se
amareladas ou avermelhadas. A planta começa, então, a produzir um
hormônio chamado ácido abscísico. Ele se acumula na base da haste das
folhas, o pecíolo, matando as células daquela região. O pecíolo acaba se
rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore,
que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.
quinta-feira, 28 de março de 2013
quarta-feira, 27 de março de 2013
Abu Dhabi inaugura maior usina de energia solar concentrada do mundo
Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, uma
federação de reinos ricos em petróleo, inaugurou oficialmente neste
domingo a maior usina de Energia Solar Concentrada (CSP) do mundo, cujo
custo de construção foi de US$ 600 milhões, e que fornecerá energia para
20 mil residências.
A usina Shams 1, de 100 Megawatts, é "a maior do mundo mundo em
operação com energia solar concentrada", disse Sultan al-Jaber, diretor
da Masdar-Abu Dhabi, uma das parceiras do projeto e que supervisiona o
plano do emirado de gerar 7% de sua demanda energética a partir de
fontes renováveis até 2020."Shams 1 incorpora a tecnologia solar cilindro-parabólica mais inovadora e conta com 258.000 espelhos montados em 768 coletores cilindro-parabólicos", explicaram fontes da empresa.
"Mediante a concentração de calor procedente dos raios solares em tubos onde circula um óleo sintético, Shams 1 produz vapor que movimenta uma turbina, gerando eletricidade", explicaram. "Adicionalmente, o projeto solar usa um sistema para aumentar a temperatura do vapor ao entrar na turbina, o que aumenta a eficiência do ciclo", acrescentaram.
O projeto inclui um "sistema de refrigeração seca que reduz significativamente o consumo d'água, uma vantagem crítica no árido deserto", afirmaram os técnicos da empresa.
A usina fica no deserto de Madinat Zayed, na região ocidental, 120 km a sudoeste de Abu Dhabi, capital dos Emiratos Árabes Unidos, no coração de uma das regiões mais ensolaradas e quentes do mundo.
"É a maior usina de energia solar por concentração em funcionamento no mundo", afirmou Sultan Sultan al Jaber, conselheiro delegado da Masdar, organismo de Abu Dhabi encarregado do projeto.
Várias usinas solares ao redor do mundo usam tecnologia fotovoltaica para aproveitar a energia solar, mas as de concentração não alcançam o tamanho de Shams-1.
Com a usina, a Masdar produzirá 10% da energia solar concentrada do mundo, afirmou Seage, durante a inauguração da usina. A companhia produz ainda o equivalente a 68% da energia renovável dos países do Golfo.
O parque solar é composto por longas linhas de espelhos parabólicos espalhados em uma superfície equivalente a 300 campos de futebol. As 192 fileiras de coletores de Shams-1, protegidos da areia por um dispositivo especial, geram uma energia que evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 ao ano.
Isto equivale a retirar de circulação 15.000 automóveis, destacou a empresa.
A Masdar detém 60% do projeto, enquanto a francesa Total e a espanhola Abengoa Solar possuem 20% cada.
"Os Emirados hoje são o primeiro país do Oriente Médio membro da OPEP a investir nas energias renováveis, apesar de suas riquezas em hidrocarbonetos", afirmou o diretor da Masdar.
Abu Dhabi é o mais mais rico dos sete reinos que compõem a federação dos Emirados Árabes Unidos, dispõe de reservas de petróleo de 98,2 bilhões de barris, ou seja, 95% das reservas da federação.
O francês Philippe Boisseau, diretor de energias renováveis da Total, disse que o projeto é o resultado de uma associação com Abu Dhabi.
"Compartilhamos a mesma visão no que diz respeito à diversificação das fontes de energia", destacou.
Abu Dhabi quer ser a capital regional de energias renováveis, razão pela qual decidiu abrigar a sede da Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena).
"É um momento extraordinário para nós", declarou o diretor da Irena, Adnan Amin, que qualificou a Shams-1 de "primeira etapa" da caminhada de um país rico em petróleo para as energias renováveis.
Descoberto no Peru fóssil de ave gigante que viveu há 35 milhões de anos
- Restos fossilizados em Ocucaje, sul de Lima, 4 de julho, 2012
Paleontólogos peruanos descobriram na região de Ica
(sul) os restos fossilizados de uma ave de grandes proporções com
vestígios de pele com 35 milhões de anos, disse à AFP um dos
especialistas.
"Encontramos os restos fósseis de uma ave gigante de 25 milhões de
anos no deserto de Ica", disse à AFP Klaus Hönninger, que chefiou uma
expedição que chegou até o local da descoberta.Hönninger afirmou que os restos da ave de 1,8 metro de altura podiam pertencer a um pelicano gigante que viveu durante o Período do Oligoceno, que começou há 40 milhões de anos e terminou há 23 milhões de anos.
"O fóssil conserva claramente os restos de pele, é uma descoberta sensacional porque não se tem documentação alguma de algo similar em nenhuma parte do mundo", informou o estudioso.
A descoberta foi feita em 6 de março no deserto costeiro do departamento (estado) de Ica, local onde se situa um cemitério de baleias, tubarões e pinguins fossilizados.
Em janeiro, o rali Dakar 2013 percorreu essa região desértica, causando grande mal-estar entre os cientistas peruanos por danos aos vestígios fossilizados provocados na corrida de 2012.
O Museu Meyer Hönniger reúne paleontólogos peruanos e estrangeiros que conseguiram documentar no deserto de Ica fósseis de baleias, golfinhos, tubarões de grandes proporções e outros vestígios de vida marinha.
Descobertos restos de mastodonte e cavalo gigante em El Salvador
Partes do crânio de um cavalo gigante, além de
vértebras e o fêmur de um mastodonte foram desenterrados das margens de
um rio nos arredores da cidade de Apopa, no norte de San Salvador,
constatou um jornalista da AFP.
"Desenterramos os restos do que era um cavalo gigante e agora
terminamos de desenterrar um fêmur, vértebras e outros ossos de um
mastodonte que habitou há muitíssimos anos nesta região", disse à AFP o
paleontologista Daniel Aguilar, do Museu de História Natural (MUHNA).Os ossos foram extraídos de uma parede de terra às margens do rio Acelhuate, na região norte de Apopa, cidade situada 12 km ao norte da capital salvadorenha.
Há quase um mês, especialistas do MUHNA, com colaboração de pessoal da prefeitura local, trabalham desenterrando os restos fósseis.
Para retirar os ossos, "tiveram aplicada uma camada de algodão e gesso para protegê-los", explicou à AFP a diretora do MUHNA, Eunice Echeverría, ao destacar que os restos fósseis foram enviados a um laboratório para estudos detalhados.
"Apopa e outras áreas próximas são lugares onde se tem podido estabelecer que era como um hábitat de muitas espécies animais, pois era uma região como de pântano, com muita água e vegetação e por isso acreditamos que muitos morreram aqui e agora estamos encontrando estes restos", disse Aguilar.
O prefeito de Apopa, Elías Hernández, afirmou que a cidade "quer explorar" as descobertas paleontológicas como atração de turismo científico.
Carros 'verdes' podem reduzir poluição em 80% até 2050: estudo
Os carros ecológicos que usam combustíveis alternativos
contribuiriam para reduzir as emissões de gases do efeito estufa com
deslocamentos diários nos Estados Unidos em 80% até 2050, segundo um
estudo científico divulgado esta segunda-feira.
Isto diminuiria em mais de 10% a contaminação total que os Estados
Unidos provocam na atmosfera, os carros particulares e os pequenos
caminhões são responsáveis por 17% das emissões nacionais de gases de
efeito estufa, destacou o estudo.Embora estes veículos "verdes" custam milhares de dólares a mais do que os convencionais, um fato que poderia desestimular muitos consumidores, os benefícios de longo prazo são maiores que os custos iniciais, destacou o relatório da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS, na sigla em inglês).
O estudo prevê futuros automóveis e pequenos caminhões capazes de circular 42,5 quilômetros com um litro de combustível.
Veículos com tecnologias mais eficientes - mais leves, com design mais aerodinâmico - poderiam se combinar com fontes de energia alternativas, como biocombustíveis, eletricidade ou hidrogênio, reduzindo o uso do petróleo em 80% até 2050, ressaltou o informe.
Não há uma única solução prevista, mas entre os combustíveis incluídos estão o etanol e o biodiesel, que já são produzidos em quantidades comerciais. O gás natural foi descartado pois suas emissões de gases de efeito estufa são altas demais.
O estudo também destacou "um potencial muito maior" nos combustíveis produzidos a partir de resíduos de madeira, palha de trigo e milho, conhecidos como combustíveis de biomassa lignocelulósica.
"Este combustível é projetado para ser um substituto direto da gasolina e poderia levar a grandes reduções no uso do petróleo e nas emissões de gases de efeito estufa", afirmou.
O estudo examinou os veículos elétricos híbridos, os veículos elétricos "de tomada" e os veículos elétricos a bateria que já estão no mercado, como o Toyota Prius e o Chevrolet Volt, assim como os veículos elétricos a pilha de hidrogênio, como o Mercedes F-Cell, cujo lançamento ao mercado está previsto para 2014.
Segundo a pesquisa da NAS, durante pelo menos uma década os preços dos veículos permanecerão altos, embora o combustível para fazê-los funcionar seja mais barato e mais ecológico.
Ainda assim, o estudo disse que os benefícios para a sociedade em termos de economia de energia, melhores veículos, redução de consumo de petróleo e baixa das emissões de gases de efeito estufa seriam "muito maiores do que os custos projetados".
As metas estabelecidas serão "difíceis mas não impossíveis de cumprir", desde quando se orientem por fortes políticas nacionais, disse que o estudo patrocinado pelo Departamento de Eficiência e Energias Renováveis do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Mortos por novo vírus chegam a 11, diz órgão de saúde da ONU
GENEBRA, 27 Mar (Reuters) - Um homem de 73 anos dos
Emirados Árabes Unidos tornou-se a décima-primeira pessoa a morrer de um
vírus que ataca o sistema respiratório e só foi identificado há seis
meses, disse a Organização Mundial da Saúde.
A última vítima fatal do chamado "novo coronavirus"
(nCoV) foi transportada via aérea para um hospital em Munique, na
Alemanha, na semana passada e morreu na terça-feira, disse a agência da
Organização das Nações Unidas.Dezessete casos foram anunciados desde que a OMS divulgou um alerta em setembro do ano passado, a maioria deles com ligações com o Oriente Médio. Outro homem que tinha um histórico de viajar para a Arábia Saudita e o Paquistão também morreu em um hospital britânico, acrescentou.
Cientistas dizem que o novo vírus é da mesma família viral que provoca o resfriado comum e que também provocou o surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) que varreu o mundo a partir da Ásia no fim de 2003, matando 775 pessoas.
Os sintomas do nCoV, que os médicos dizem que se espalha rapidamente pelo corpo dentro de 48 horas da infecção, incluem dificuldades respiratórias graves, febre, tosse e pneumonia. Também pode atacar os rins, segundo especialistas da área da saúde.
Em comunicado divulgado na noite de terça-feira, a OMS disse que estava encorajando os governos a atentarem a todas as infecções respiratórias graves e, principalmente, a qualquer padrão incomum que poderiam obter. A OMS deve ser avisada sobre qualquer caso de nCoV, acrescentou.
Por enquanto, a agência da ONU disse que não estava aconselhando nenhum país a estabelecer uma seleção especial para o nCoV em pontos de entrada e não recomendava nenhuma das restrições de viagem ou comércio introduzidas durante a epidemia da Sars.
O primeiro caso divulgado da infecção pelo vírus anteriormente pouco conhecido foi de um homem do Catar que também tinha viajado para a Arábia Saudita. Antes, em 2012, um saudita de 60 anos pode ter morrido vítima do vírus.
(Reportagem de Robert Evans)
Ovo de "pássaro elefante" será leiloado em Londres
Estado de Minas
Publicação: 27/03/2013 14:57 Atualização: 27/03/2013 15:16
Ovo do "pássaro elefante" é cem vezes maior que o ovo de galinha |
A loja de leilões Chistie's, uma das mais famosas do mundo, vai leiloar um raro ovo de "pássaro elefante", animal extinto ainda no século 17. O ovo tem aproximadamente 400 anos e com 30 centímetros de altura por 21 de diâmetro é cem vezes maior que um ovo de galinha comum.
Fóssil de um pássaro elefante ao lado de um ovo |
A empresa espera vender a raridade por mais de 90 mil reais. Os "pássaros elefante" eram encontrados em Madagascar e mediam até 3 metros de altura, pesando mais de 400 quilos. O ovo se encontra subfossilizado e pesa Acredita-se que a extinção da espécie esteja ligada a ação do homem.
O leilão será realizado em Londres no dia 24 de abril, no mesmo dia também será leiloado um osso de dodô, outra ave extinta, com estimativa de venda em mais de 30 mil reais.
DENGUE - A L E R T A
Epidemia Os números da dengue continuam
crescendo assustadoramente nos últimos dias. Em apenas uma semana, foram
computados mais 1.545 casos de dengue na capital mineira, passando de
4.215, para 5.760 até esta quarta-feira. A Região Norte continua como o
local onde há o maior número de casos, com 1.244 confirmações. Em
seguida vem as regionais Nordeste, com 1.019 e Pampulha, com 754.
Nessa segunda-feira o governo do estado e a Prefeitura de Belo Horizonte assumiram enfrentar um quadro de epidemia. As autoridades ainda fazem uma previsão alarmante: o número de doentes pode aumentar significativamente até a segunda quinzena de abril, devido ao pico de contágio pelo mosquito transmissor da doença. Uma das principais justificativas para o avanço preocupante da doença é a circulação do sorotipo 4 do vírus, para o qual a população não está imunizada.
Conforme o último boletim divulgado pelo governo de Minas, o número de notificações da dengue saltou, num intervalo de sete dias, de 93.184 suspeitas para 123.694. Foram confirmados, 30 óbitos em decorrência da doença.
Nessa segunda-feira o governo do estado e a Prefeitura de Belo Horizonte assumiram enfrentar um quadro de epidemia. As autoridades ainda fazem uma previsão alarmante: o número de doentes pode aumentar significativamente até a segunda quinzena de abril, devido ao pico de contágio pelo mosquito transmissor da doença. Uma das principais justificativas para o avanço preocupante da doença é a circulação do sorotipo 4 do vírus, para o qual a população não está imunizada.
Conforme o último boletim divulgado pelo governo de Minas, o número de notificações da dengue saltou, num intervalo de sete dias, de 93.184 suspeitas para 123.694. Foram confirmados, 30 óbitos em decorrência da doença.
Uma epidemia se caracteriza pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença.
ESCOLHA DO NOME PARA O BLOG
AGUARDEM, EM BREVE, NOVA ENQUETE PARA ESCOLHER
UM NOME PARA O BLOG!
VEJAM ALGUMAS SUGESTÕES:
O REAGENTE 2013
CIÊNCIAS 2013
AGUARDO NOVAS SUGESTÕES!!!
segunda-feira, 25 de março de 2013
Máquinas Simples
Que tal associar essas imagens e criar uma pista de carrinhos com o que aprender sobre Máquinas Simples.
Usem a criatividade
e coloque a maior variedade possivel de exemplos de máquinas simples.
1492 - A conquista do Paraíso
Nessa segunda-feira os alunos do 7º ano assistiram a trechos do filme 1492 - A conquista do Paraíso
sexta-feira, 22 de março de 2013
quinta-feira, 21 de março de 2013
Receitas sustentáveis
Atenção alunos!
Abaixo segue algumas receitas.... ainda não experimentei...rsrs
Aprenda a preparar uma receita sustentável
Que tal experimentar uma receita totalmente nova, saborosa e
sustentável? A dica não poderia ser melhor! Aprenda a preparar dois
pratos saudáveis que vão surpreender suas festas, reuniões de família ou
até um simples jantar a dois.
Inove o cardápio com um canelone feito com entrecasca de melancia! Pouca gente sabe, mas a entrecasca da melancia, tem o dobro de fibras da parte vermelha da fruta. É aquela parte branca entre a casca verde e a polpa que ninguém dá importância, mas que pode servir como base para uma deliciosa massa de canelone.
Canelone de entrecasca de melancia
Ingredientes:
Massa
500 gramas de entrecasca de melancia cortada em lâminas;
½ litro de água;
Sal a gosto;
Recheio
250 gramas de ricota;
250 gramas de peito de frango cozido e desfiado;
50 gramas de uva passa;
1 colher (sopa) de creme de leite;
1 colher (sopa) de salsinha picadinha;
Sal e pimenta a gosto.
Preparo:
Ferver as lâminas de entrecasca de melancia em água e sal por cinco minutos. Escorrer e secar com papel toalha e reservar. Ferver as uvas passa. Juntar (a) todos os outros ingredientes do recheio, misturar bem e reservar.
Montagem:
Com o recheio, moldar pequenos bolinhos no formato de um croquete. Enrolar, em cada um, uma lâmina de melancia, formando um canelone. Amarrar com uma cebolinha verde. Colocar um pouco do molho no fundo de uma travessa refratária, arrumar os canelones e levar ao forno (180ºC) por cerca de dez minutos. Depois de assar os canelones, regá-los com o restante do molho.
Rendimento: 8 porções
Valor Nutricional: vitaminas A, C e fibras
Valor calórico da porção: 120,5 kcal
E para ficar com água na boca, não poderia faltar a sobremesa. Os doces de casca de abacaxi com coco vão fazer o maior sucesso! Essa mistura também pode transformar o recheio de bolos e biscoitos. E aproveite os benefícios, já que o coco é rico em gordura insaturada e o abacaxi é repleto de fibras que ajudam na desintoxicação do organismo.
Doce de Casca de Abacaxi com Coco
Ingredientes:
Casca de 1 abacaxi picada;
2 xícaras (chá) de açúcar;
1 pacote de 100 gramas de coco ralado;
1 colher (sopa) de margarina;
Cravo a gosto.
Preparo:
Descascar 1 abacaxi, lavar a casca com bucha para retirar as partes pontiagudas e ferver com um pouco de água (aproximadamente 15 minutos). Bater a mistura no liquidificador e coar. Levar ao fogo em uma panela a parte que ficou na peneira e acrescentar o açúcar, o coco, a margarina e o cravo, se quiser. Mexer sempre até desprender do fundo da panela. Para porcionar o doce utilizar uma colher de sopa.
Rendimento: 10 porções pequenas
Valor Nutricional: Fibras, Vitamina C, Gordura Insaturada
Valor calórico da porção: 123 kcal
*As receitas fazem parte do livro “Gourmet & Sustentável: cozinhando com as partes não convencionais dos alimentos”, de Luciana Quintão.
Informações Folha de São Paulo
Inove o cardápio com um canelone feito com entrecasca de melancia! Pouca gente sabe, mas a entrecasca da melancia, tem o dobro de fibras da parte vermelha da fruta. É aquela parte branca entre a casca verde e a polpa que ninguém dá importância, mas que pode servir como base para uma deliciosa massa de canelone.
Canelone de entrecasca de melancia
Ingredientes:
Massa
500 gramas de entrecasca de melancia cortada em lâminas;
½ litro de água;
Sal a gosto;
Recheio
250 gramas de ricota;
250 gramas de peito de frango cozido e desfiado;
50 gramas de uva passa;
1 colher (sopa) de creme de leite;
1 colher (sopa) de salsinha picadinha;
Sal e pimenta a gosto.
Preparo:
Ferver as lâminas de entrecasca de melancia em água e sal por cinco minutos. Escorrer e secar com papel toalha e reservar. Ferver as uvas passa. Juntar (a) todos os outros ingredientes do recheio, misturar bem e reservar.
Montagem:
Com o recheio, moldar pequenos bolinhos no formato de um croquete. Enrolar, em cada um, uma lâmina de melancia, formando um canelone. Amarrar com uma cebolinha verde. Colocar um pouco do molho no fundo de uma travessa refratária, arrumar os canelones e levar ao forno (180ºC) por cerca de dez minutos. Depois de assar os canelones, regá-los com o restante do molho.
Rendimento: 8 porções
Valor Nutricional: vitaminas A, C e fibras
Valor calórico da porção: 120,5 kcal
E para ficar com água na boca, não poderia faltar a sobremesa. Os doces de casca de abacaxi com coco vão fazer o maior sucesso! Essa mistura também pode transformar o recheio de bolos e biscoitos. E aproveite os benefícios, já que o coco é rico em gordura insaturada e o abacaxi é repleto de fibras que ajudam na desintoxicação do organismo.
Doce de Casca de Abacaxi com Coco
Ingredientes:
Casca de 1 abacaxi picada;
2 xícaras (chá) de açúcar;
1 pacote de 100 gramas de coco ralado;
1 colher (sopa) de margarina;
Cravo a gosto.
Preparo:
Descascar 1 abacaxi, lavar a casca com bucha para retirar as partes pontiagudas e ferver com um pouco de água (aproximadamente 15 minutos). Bater a mistura no liquidificador e coar. Levar ao fogo em uma panela a parte que ficou na peneira e acrescentar o açúcar, o coco, a margarina e o cravo, se quiser. Mexer sempre até desprender do fundo da panela. Para porcionar o doce utilizar uma colher de sopa.
Rendimento: 10 porções pequenas
Valor Nutricional: Fibras, Vitamina C, Gordura Insaturada
Valor calórico da porção: 123 kcal
*As receitas fazem parte do livro “Gourmet & Sustentável: cozinhando com as partes não convencionais dos alimentos”, de Luciana Quintão.
Informações Folha de São Paulo
____________________________________________________
RECEITAS SUSTENTÁVEIS
BANANADA DE CASCA
Ingredientes:
1 kg de casca de banana
1 kg de açúcar
1 1/2 xícara de água
1 sachê de gelatina sem sabor e incolor
Açúcar para passar nos doces
Margarina para untar
Modo de preparo:
Lave bem as cascas com água corrente e sabão de coco, uma a uma. Depois coloque em água clorada por 15 minutos (para cada litro de água filtrada colocar colher de sopa de cloro). Em seguida enxague-as.
Bata as cascas no liquidificador com 1 xícara de água filtrada. Se necessário pode acrescentar mais água. Leve as cascas batidas para uma panela, acrescente o açúcar e deixe cozinhar, mexendo sempre.
À parte, hidrate a gelatina com 1/2 xícara de água. quando o doce estiver começando a soltar do fundo da panela, acrescente a gelatina hidratada e deixe voltar ao ponto mexendo sempre para não queimar. Quando soltar da panela, retire do fogo e coloque em um recipiente untado com margarina.
Deixe esfriar e leve para a geladeira até o dia seguinte. Corte em pedaços e passe no açúcar. PRINCIPAIS NUTRIENTES: Fibra, Vitaminas A, B1 e B2, Niacina, Potássio, Riboflavina e Sacarose.
BOLO DE MAÇÃ COM CASCA
Ingredientes:
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
2 maçãs
2 xícaras (chá)de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de canela
Modo de preparo:
Bater no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e a casca da maçã.
Juntar a farinha de trigo e o fermento em pó. Picar as maçãs e misturar com 2 colheres de sopa de açúcar e canela.Juntar a mistura já batida no liquidificador com os demais ingredientes. Acrescentar as maçãs picadas.
Untar e polvilhar uma forma (com buraco no meio). Leve para assar em forno pré aquecido.
Depois de assar, desenforme e salpique canela e açúcar.
BOLO DE LARANJA COM CASCA
Ingredientes:
1 laranja inteira com casca bem amarela (pera ou baía)
1/2 xícara de chá de óleo ou 100g de margarina
4 ovos inteiros
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1colher de sopa de fermento e pó
Calda:
Suco de laranja
1colher de sopa de margarina
1colher de sopa de açúcar
Modo de preparo:
Lave bem a laranja com uma escova para retirar o sumo. Passe sabão de coco e deixe por quinze minuto de molho na água clorada. Em seguida enxague-a.
Corte a laranja em 4 pedaços, retire o miolo branco e as sementes. Bata os pedaços no liquidificador com o óleo(ou margarina), os ovos e o açúcar.
Coloque numa vasilha e acrescente a farinha de trigo e o fermento.
Unte e polvilhe uma forma de pudim e despeje a massa.
Asse em forno pré aquecido.
Ferva a calda e espalhe sobre o bolo ainda quente e na forma.
PRINCIPAIS NUTRIENTES:
Fibra, vitamina C e vitamina A.
CUCA DE BANANA COM CASCA E AVEIA
INGREDIENTES
Para a massa:
6 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
200g de glucose de milho (ou mel)
150g de margarina
1 xícara de amido de milho
1 xícara de farinha de trigo
3 xícaras de farinha de aveia
1 xícara de leite
cascas de 5 bananas d'água
2 colheres de fermento químico
Para a farofa:
6 colheres de sopa de margarina
10 colheres de sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
canela em pó à gosto
MODO DE PREPARO:
Bata as claras em neve e reserve.
Bata no liquidificador: gemas, cascas das bananas, glucose de milho, leite e açúcar.
Coloque essa massa numa vasilha e acrescente os outros ingredientes, deixando as claras em neve e o fermento por último.
Prepare a farofa e reserve.
Num refratário untado e polvilhado coloque a massa. Sobre ela as bananas cortadas em rodelas, e por fim a farofa.
Leve ao forno pré aquecido a temperatura aproximada de 180° até dourar a farofa.
TORTA SALGADA DE CASCA DE CHUCHU
INGREDIENTES:
4 xícaras de chá de cascas de chuchu (higienizadas corretamente)picadas e cozidas
50g de queijo parmesão ralado
1xícara de chá de pão amanhecido
1cebola pequena
1colher de sopa de óleo
2 ovos inteiros
sal a gosto
OBSERVAÇÂO:
Pode acrescentar : atum , azeitona, tomate ou queijo e presunto picado.
MODO DE PREPARO:
Bata as cascas no liquidificador com os ovos, óleo e a cebola.
Coloque a massa obtida numa travessa e acrescente os outros ingredientes.
Unte um pirex pequeno com óleo. Despeje a massa e leve para assar até que fique dourada.
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
INGREDIENTES:
2 xícaras de casca de abóbora (higienizada) picada
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
3/4 de xícara de chá de amido de milho
2 ovos
1 xícara de chá de óleo ou 200g de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador as cascas, ovos e óleo(ou margarina).
À parte, coloque numa tigela a farinha de trigo, o amido de milho, açúcar e fermento. Junte a mistura do liquidificador e mexa bem.
Despeje a massa num tabuleiro médio, untado e polvilhado. Asse em forno com temperatura média.
BOLO DE CASCA DE BANANA
INGREDIENTES:
2 xícaras de cascas de bananas maduras
4 gemas
4 claras em neve
2 1/2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
100g de margarina
1 colher de sopa de canela em pó para polvilhar
2 colheres de sopa de fermento em pó
MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador as cascas de bananas com 1/2 xícara de água e reserve.
Com a batedeira, bata a margarina, as gemas e o açúcar. Depois acrescente as cascas batidas e a farinha de trigo. Em seguida, misture delicadamente as claras em neve e o fermento.
Unte e polvilhe o tabuleiro, coloque a massa e salpique canela em pó.
Leve para assar e forno pré aquecido.
_______________________________________________
Suflê de Folhas de Beterraba
Ingredientes:
-4 xícaras de folhas de beterraba cozidas e picadas
-2 colheres (sopa) de farinha de trigo
-2 ovos
-2 colheres (sopa) de margarina
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1 xícara (café) de leite
-sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, aquecer a margarina e juntar a farinha e o leite, misturando com as folhas de beterraba cozidas e picadas. Deixar descansar até ficar morno.Juntar duas gemas e o fermento. Bater as claras em neve e misturar na panela.Colocar em fôrma untada e assar no forno pré-aquecido.
_________________________________________________
Massa para Panquecas com Folhas de Espinafre
Ingredientes:
-1 xícara de talos de espinafre cortados e cozidos
-1 xícara de farinha de trigo
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1 xícara de leite
-1 ovo
-sal a gosto
-óleo para fritar
Modo de preparo:
Bata no liquidificador os talos de espinafre cozidos com o leite.Passe em uma peneira para retirar a parte fibrosa dos talos de espinafre, despreze as fibras e junte a outra parte aos demais ingredientes, formando uma massa mole e pouco espessa. Frite as panquecas, com pouco óleo.
__________________________________________
Suco Desintoxicante
Ingredientes;
*1 Cenoura média picada.
*Suco de um limão médio.
*1 Xícara (chá) de manga com casca.
Modo de preparo:
Bata tudo no luiquidificador e sirva imediatamente, não acrescente água e não adoce.Este suco está indicado como rejuvenecedor, auxilia no tratamento da pele, cabelo e olhos. Além de ser desintoxicante
___________________________________________
Quem gosta de cozinha acaba de achar um canal para encontrar receitas e dicas de como transformar refeições em algo mais. Quando se fala em receitas sustentáveis todos se lembram em tortas e bolos com sobras de alimentos, com cascas de frutas com produtos orgânicos. Tudo isso é válido, mas o mais importante em tudo e o ideal é de ser um consumidor consciente, fazer o suficiente, comprar o suficiente, reutilizar as sobras ao máximo.
Vamos começar este nosso espaço para publicação de receitas sustentáveis com a receita de um pudim de pão que é uma delícia de comer e de fazer, vamos lá:
Pudim de Pão Sustentável
Ingredientes:
-4 xícaras de folhas de beterraba cozidas e picadas
-2 colheres (sopa) de farinha de trigo
-2 ovos
-2 colheres (sopa) de margarina
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1 xícara (café) de leite
-sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, aquecer a margarina e juntar a farinha e o leite, misturando com as folhas de beterraba cozidas e picadas. Deixar descansar até ficar morno.Juntar duas gemas e o fermento. Bater as claras em neve e misturar na panela.Colocar em fôrma untada e assar no forno pré-aquecido.
_________________________________________________
Massa para Panquecas com Folhas de Espinafre
Ingredientes:
-1 xícara de talos de espinafre cortados e cozidos
-1 xícara de farinha de trigo
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1 xícara de leite
-1 ovo
-sal a gosto
-óleo para fritar
Modo de preparo:
Bata no liquidificador os talos de espinafre cozidos com o leite.Passe em uma peneira para retirar a parte fibrosa dos talos de espinafre, despreze as fibras e junte a outra parte aos demais ingredientes, formando uma massa mole e pouco espessa. Frite as panquecas, com pouco óleo.
__________________________________________
Suco Desintoxicante
Ingredientes;
*1 Cenoura média picada.
*Suco de um limão médio.
*1 Xícara (chá) de manga com casca.
Modo de preparo:
Bata tudo no luiquidificador e sirva imediatamente, não acrescente água e não adoce.Este suco está indicado como rejuvenecedor, auxilia no tratamento da pele, cabelo e olhos. Além de ser desintoxicante
___________________________________________
Quem gosta de cozinha acaba de achar um canal para encontrar receitas e dicas de como transformar refeições em algo mais. Quando se fala em receitas sustentáveis todos se lembram em tortas e bolos com sobras de alimentos, com cascas de frutas com produtos orgânicos. Tudo isso é válido, mas o mais importante em tudo e o ideal é de ser um consumidor consciente, fazer o suficiente, comprar o suficiente, reutilizar as sobras ao máximo.
Vamos começar este nosso espaço para publicação de receitas sustentáveis com a receita de um pudim de pão que é uma delícia de comer e de fazer, vamos lá:
Pudim de Pão Sustentável
Ingredientes:
6 Paezinhos amanhecidos (aqueles que costumamos jogar no lixo)
2 xícara de açúcar
1 litro de leite
100 gramas de coco ralado
5 ovos
4 colheres de magarina
Ingredientes para calda
1 xícara de açúcar (para caramelar a forma)
Modo de preparar:
Pique os paezinhos e misture com o leite ate ficar bem molhado – reserve
Bata na batedeira, os ovos a margarina l açúcar e
o coco ralado, quando estiver cremoso, acrescente a mistura dos
paezinhos com o leite, bata por 2 minutos em velocidade média para não
virar um massa líquida (como as massas de bolo)
Coloque para assar em fogo médio em forma grande e caramelada até que fique dourado
Síndrome de Down
21 de março – Dia Nacional da Síndrome
Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece.
Em alguns casos, pode ocorrer a translocação cromossômica, isto é, o braço longo excedente do 21 liga-se a um outro cromossomo qualquer. Mosaicismo é uma forma rara da síndrome de Down, em que uma das linhagens apresenta 47 cromossomos e a outra é normal.
Alterações provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21 determinam as características típicas da síndrome:
* Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;
* Hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, por cardiopatias;
* Comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta.
Diagnóstico
Durante a gestação, o ultrassom morfológico fetal para avaliar a translucência nucal pode sugerir a presença da síndrome, que só é confirmada pelos exames de amniocentese e amostra do vilo corial.
Depois do nascimento, o diagnóstico clínico é comprovado pelo exame do cariótipo (estudo dos cromossomos), que também ajuda a determinar o risco, em geral baixo, de recorrência da alteração em outros filhos do casal. Esse risco aumenta, quando a mãe tem mais de 40 anos.
Tratamento
Crianças com síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.
Recomendações
* A notícia de que uma criança nasceu com síndrome de Down causa enorme impacto nos pais e na família. Todos precisam de tempo para aceitá-la do jeito que é, e adaptar-se às suas necessidades especiais;
* A estimulação precoce desde o nascimento é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento dos potenciais da criança com síndrome de Down. Empenhe-se nessa tarefa, mas procure levar a vida normalmente. Como todas as outras, essa criança precisa fundamentalmente de carinho, alimentação adequada, cuidados com a saúde e um ambiente acolhedor;
* O ideal é que essas crianças sejam matriculadas em escolas regulares, onde possam desenvolver suas potencialidades, respeitando os limites que a síndrome impõe, e interagir com os colegas e professores. Em certos casos, porém, o melhor é frequentar escolas especializadas, que lhes proporcionem outro tipo de acompanhamento;
* O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome. O fato de apresentarem características físicas típicas e algum comprometimento intelectual não significa que tenham menos direitos e necessidades. Cada vez mais, pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra todas as restrições impostas a essas crianças.
Fonte http://drauziovarella.com.br/crianca-2/sindrome-de-down/
Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece.
Em alguns casos, pode ocorrer a translocação cromossômica, isto é, o braço longo excedente do 21 liga-se a um outro cromossomo qualquer. Mosaicismo é uma forma rara da síndrome de Down, em que uma das linhagens apresenta 47 cromossomos e a outra é normal.
Alterações provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21 determinam as características típicas da síndrome:
* Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;
* Hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, por cardiopatias;
* Comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta.
Diagnóstico
Durante a gestação, o ultrassom morfológico fetal para avaliar a translucência nucal pode sugerir a presença da síndrome, que só é confirmada pelos exames de amniocentese e amostra do vilo corial.
Depois do nascimento, o diagnóstico clínico é comprovado pelo exame do cariótipo (estudo dos cromossomos), que também ajuda a determinar o risco, em geral baixo, de recorrência da alteração em outros filhos do casal. Esse risco aumenta, quando a mãe tem mais de 40 anos.
Tratamento
Crianças com síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.
Recomendações
* A notícia de que uma criança nasceu com síndrome de Down causa enorme impacto nos pais e na família. Todos precisam de tempo para aceitá-la do jeito que é, e adaptar-se às suas necessidades especiais;
* A estimulação precoce desde o nascimento é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento dos potenciais da criança com síndrome de Down. Empenhe-se nessa tarefa, mas procure levar a vida normalmente. Como todas as outras, essa criança precisa fundamentalmente de carinho, alimentação adequada, cuidados com a saúde e um ambiente acolhedor;
* O ideal é que essas crianças sejam matriculadas em escolas regulares, onde possam desenvolver suas potencialidades, respeitando os limites que a síndrome impõe, e interagir com os colegas e professores. Em certos casos, porém, o melhor é frequentar escolas especializadas, que lhes proporcionem outro tipo de acompanhamento;
* O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome. O fato de apresentarem características físicas típicas e algum comprometimento intelectual não significa que tenham menos direitos e necessidades. Cada vez mais, pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra todas as restrições impostas a essas crianças.
Fonte http://drauziovarella.com.br/crianca-2/sindrome-de-down/
quarta-feira, 20 de março de 2013
Por que as folhas das árvores caem no outono?
O Outono de 2013 teve início às 08h02 (de Brasília) de hoje, 20 de março, em todo o hemisfério sul. A estação é de transição entre o verão e inverno, e nela verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul.
No Outono, caem as folhas…
O que são equinócios?
A palavra equinócio deriva do latim (aequinoctiu = noite igual; aequale = igual + nocte = noite). Indica o instante em que, ao meio-dia, numa localidade na linha do Equador, há um ponto onde os raios solares têm uma incidência perpendicular à sua tangente. Nesta altura ambos os hemisférios são iluminados igualmente, o que significa que o período diurno e noturno tem a mesma duração. No dia 23 de Setembro teremos oportunidade de assistirmos a este fenómeno.
Mas porque é nesta altura do ano que caem as folhas?
Tal como muitos animais hibernam em períodos de frio para assegurar a sua sobrevivência em períodos que têm menos alimento disponível e condições climáticas extremas, também as plantas terrestres (inferiores e superiores) têm os seus mecanismos, que asseguram a biodiversidade de flora que o Homem tem disponível.
Com a diminuição de luminosidade as folhas caem e as plantas entram num período de dormência, que finaliza mais um ciclo. Este é um mecanismo de defesa e poupança de energia para na Primavera, quando todas as condições ideias estão reunidas, sermos presenteados com o espetáculo que todos apreciamos, o brotar dos primeiros rebentos e o desabrochar das primeiras flores, formando tapetes de cor indescritíveis e de uma beleza inigualável.
Porque é que só algumas plantas perdem as folhas?
As plantas que perdem as folhas, denominadas plantas de folha caduca, como o carvalho, o plátano, a macieira, a videira, etc., fazem-no deliberadamente para se proteger do frio e da neve de inverno e de períodos com menos luminosidade. Desta forma as folhas não ficam queimadas, a distribuição da água e nutrientes necessários não fica comprometida.
O pinheiro e o abeto são exemplos de plantas que não perdem as suas folhas, denominam-se perenes ou plantas de folha perene.
Como é determinada a queda das folhas?
A perda das folhas é gradual, nenhuma planta perde todas as folhas ao mesmo tempo, funciona quase como uma torneira que se vai fechando e deixa sair cada vez menos água até parar completamente. Forma-se um tecido cicatricial (uma cicatriz) que interrompe gradualmente a passagem de água e nutrientes minerais do caule para a folha, o pecíolo (“pé da folha”) começa a secar e com a ajuda do vento, ou apenas da força da gravidade, a bainha (base do pecíolo) solta-se do ramo e a folha cai.
Porque é que as folhas vão apresentando cores diferentes antes de cair?
As cores das folhas e flores das plantas são determinadas por substâncias (os pigmentos) presentes na sua composição bioquímica, que absorvem determinadas faixas da luz visível e refletem a restante. O colorido que vemos é a luz refletida, que apresenta uma coloração complementar à absorvida pela planta.
Para captar luz, as plantas possuem um pigmento de cor verde chamado clorofila, armazenado em cloroplastos e presente em maior quantidade nas folhas. Quando este pigmento deixa de estar presente, observamos outros pigmentos “escondidos” atrás do verde (amarelo, laranja, vermelho) que nos permitem observar a diversidade de cores das folhas antes de caírem.
No Outono, caem as folhas e prepara-se a chegada da Primavera com uma energia renovada.
________________________________________
Por que as folhas das árvores caem no outono?
Assinar:
Postagens (Atom)