sexta-feira, 19 de julho de 2013

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Diga muito obrigado(a) e receba um sorriso de volta, elogie uma pessoa e deixe-a agradecida, cumprimente ao entrar no elevador e arrancará uma resposta até do seu mal-humorado vizinho... São pequenas gentilezas que deviam fazer parte do dia-a-dia mas que ultimamente andam meio-esquecidas.

Então, dê o primeiro passo: faça você a gentileza, não aguarde que ela parta do outro. Mesmo meio-adormecido, sonolento pela manhã, sorria para a primeira pessoa que encontrar no seu caminho. Prossiga assim até chegar ao seu destino e verá que vai receber tantos sorrisos e cumprimentos de volta que a sua disposição vai até mudar. 

Se for comprar alguma coisa, pedir uma informação ou simplesmente pagar a condução, use um “bom dia” / “boa tarde”  e “por favor”, antes de dizer qualquer coisa, e lembre-se de dar um sorriso. Essas palavras têm o poder de abrir portas e de tornar você conhecido(a), de uma forma simpática, por onde passa. Mesmo no caso dos mais tímidos, o sorriso não exige um grande esforço e cria uma boa comunicação.

Gentileza faz falta em qualquer lugar, especialmente em casa e com os amigos. É que com os mais próximos às vezes nos esquecemos de ser amáveis e de agradecer sempre que nos ajudam e isso acaba criando um clima ruim.
É um engano pensar que não precisamos agradecer ou elogiar quando as pessoas estão apenas cumprindo suas obrigações. Precisa sim, e elas adoram! Então, mostre para a empregada que limpa seu quarto o quanto você aprecia isso e agradeça porque ela faz tudo parecer mais bonitinho. Faça isso com todos que você conhece e que com o seu trabalho lhe servem de alguma forma.

Profeta Gentileza

A gentileza é mais antiga que Matusalém, mas nunca saiu de moda e recentemente teve até um profeta brasileiro, José Agradecido,  que, por onde passou, deixou sua marca, escrevendo mensagens, incentivando a gentileza, em pilastras de viadutos e de passarelas. As mensagens foram pintadas no alto para serem lidas pelas pessoas que viajavam nos ônibus.

José Agradecido ganhou fama principalmente na cidade do Rio de Janeiro, onde vivia, e ficou conhecido como  “Profeta Gentileza” porque pregava o amor e a paz e usava sempre a expressão “por gentileza”.

Foi chamado de “profeta tropicalista” e antecessor dos hippies no Brasil porque sua mensagem é anti-capitalista, ecológica, social e espiritual, partindo sempre da máxima “gentileza gera gentileza”.

Na época, no início da década de 60, José Agradecido era tido como perturbado pois deixou o ramo de transporte, do qual era empresário, para viver pregando pelas ruas. Ele disse ter ouvido “vozes” mandando-o largar o capitalismo e todo apego material no dia em que um circo, em Niterói, pegou fogo, deixando centenas de mortos às vésperas do Natal.

A esse maluco beleza, a cidade do Rio de Janeiro retribuiu recentemente a gentileza do autor, restaurando suas mensagens escritas no espaço público. Afinal, gentileza gera gentileza... Não foi assim que começamos essa conversa?

Nenhum comentário: